PELE NEGRA

Ouvi dizer que existem mais de 70 tonalidades de pele negra. Mais de 70!!! Geente, isso é tonalidade que não acaba mais!  

Mas afinal quais as características da pele negra?

A pele negra é mais escura do que as demais devido a maior produção de melanina. Isso faz com que a nossa pele seja mais resistente e muito diferenciada da pele branca, em especial quanto ao aspecto, exposição a agentes externos e envelhecimento.


A pele negra aparenta menos idade, sendo assim a probabilidade de ocorrer envelhecimento precoce é muito mínima.

Em determinadas partes do corpo tem maior propensão ao ressecamento, como nos cotovelos, joelhos e calcanhares. Já em outras partes, como no rosto, possui maior oleosidade.

                                    


Em tons mais escuros é muito resistente à exposição solar. Essa resistência é menor nas tonalidades mais claras da pele negra. As tonalidades mais claras se bronzeiam com facilidade. Devido a essa resistência há uma dificuldade da produção de vitamina D3, pois a pele escura impede que a luz solar penetre na pele. Os tons mais escuros também possuem maior probabilidade de adquirir cicatrizes hipertróficas ou queloides.





Possui mais tonicidade, o que diminui a ocorrência de celulite e flacidez. Porém se rompe com facilidade o que acarreta na maior ocorrência de estrias.
Outra característica importante é que a pele negra tem menor risco de incidência de câncer de pele.

É lindo, poderoso e super vantajoso ter uma linda pele negra! Mas apesar de ser mais resistente a pele negra também precisa de cuidados específicos e especiais.




Mesmo sendo resistente aos raios solares jamais devemos dispensar o uso do filtro solar. Não é incomum o aparecimento de manchas em pele escura. Isso ocorre porque a melanina escurece as regiões da pele que sofreram alguma lesão como espinhas, cravos, queimaduras e depilação.






Para controlar a oleosidade o ideal é higienizar a pele do rosto duas vezes ao dia. Uma dica é o uso de sabonete neutro ou de produtos específicos para isso. Pode ser utilizado também sabonete infantil, pois são menos agressivos para a pele e produtos adstringentes.

Usar hidratantes específicos para nosso tipo de pele. Uma boa dica é o uso de Bepantol ou de óleos corporais como o de uva, por exemplo, especificamente nas áreas que ressecam com mais facilidade. Evitar também banhos quentes e demorados, além do uso de buchas ajuda a prevenir o ressecamento da pele.


Para evitar o surgimento da temida foliculite que evolui após o surgimento de pelos encravados e que muitas vezes é confundida com espinhas esfolie a área semanalmente, mas com cuidado para não agredir a pele. 
Jamais durma de maquiagem, pois os produtos não deixam a pele respirar por obstruírem os poros.





Cuidado também com os lábios. Aplicar protetor labial todos os dias evita que eles rachem e machuquem.  

Esfoliar os lábios com produtos leves também contribui para que fiquem hidratados e saudáveis, sem o aspecto rachado. Use por exemplo um pouco de açucar ou de fubá e passe nos lábios delicadamente.

Lembra da alimentação saudável do post anterior? Pois é, olha ela aqui de volta! Uma dieta balanceada é ótima para os cabelos e também para a pele. Por isso evite frituras, doces e álcool em excesso e abuse das frutas, verduras e legumes.
E mais uma vez beba muita, muita, muita água!!!

A água ajuda na hidratação natural da pele e evita até mesmo o aparecimento de manchas que na maioria das vezes são de difícil remoção






Esses cuidados são indicados tanto para homens quanto para mulheres. Os homens devem ter cuidado principalmente na hora de fazer a barba, pois é nesse momento em que a pele está mais exposta à cortes, manchas, arranhões e ao aparecimento de foliculites. 

Uma pele bem cuidada e tratada com muito carinho é garantia de uma pele saudável, jovem por mais tempo, hidratada e linda demais!


Se cuide!!! Viva bem e seja feliz!!!

Kelle Siqueira





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas