RACISMO NAS REDES SOCIAIS

Com a expansão e maior acessibilidade da internet nada mais previsível do que o aumento da capacidade de comunicação entre pessoas de diversos cantos do mundo. As redes sociais por exemplo são responsáveis por unir pessoas de um canto a outro do mundo. 

Com um maior acesso ficou mais fácil conhecer e participar de culturas diversas, aumentar o círculo de amizade mesmo que virtual, ampliar negócios, expandir o aprendizado, entre outras coisas maravilhosas.

Mas infelizmente nesse mundo nem tudo são flores. Com tantas coisas maravilhosas surgiram também as coisas ruins.

Ficou muito mais fácil (lamentavelmente) espalhar ódio e intolerância com tamanho acesso à comunicação.

Uma das piores demonstrações de intolerância que presenciamos principalmente nas redes sociais é o racismo. Muitas vezes o racismo aparece como uma "brincadeira" feita nas redes sociais por pessoas que se dizem "amigas". Piadinhas que parecem inofensivas mas que são altamente desrespeitosas e destrutivas. 




Quem não se lembra do mais recente caso de racismo praticado pelo Instagram, em que a filha de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank  ainda tão pequena sofreu xingamentos e ofensas de uma pessoa que se escondia em um perfil falso para praticar o crime? E pasmen: a pessoa é NEGRA! (mas isso é assunto para outro post). Tem também o caso da cantora Ludmilla que foi chamada de macaca por um apresentador da Tv Record. Nesse caso o ato foi praticado em um programa de televisão, mas foi propagado nas redes sociais, ondem vimos exemplos de pessoas que apoiaram a cantora, mas também tristes exemplos de "pessoas" que deram razão para o apresentador.


Muitas vezes os criminosos usam perfis falsos na esperança de não serem descobertos e infelizmente na maioria das vezes não são. Isso acontece porque nem sempre as autoridades se empenham em identificar os agressores de pessoas anônimas como se empenham no caso de pessoas famosas. Há também aqueles que praticam o crime apenas para aparecer e ser assunto na mídia. 

Independente do motivo ou da ação das autoridades o importante é sempre DENUNCIAR! O racismo é crime, é cruel e pode ser mortal.


Não podemos abaixar nossas cabeças nem no mundo real e nem no mundo virtual. Devemos mostrar que estamos cansados desse crime tão covarde que tenta nos desmerecer e nos rebaixar. Para isso devemos sempre denunciar essa prática e jamais deixar passar como se fosse algo comum e inofensivo mesmo sendo tão corriqueiro e com o qual convivemos há tantas e tantas gerações.


Não devemos dar combustível e nem ibope para esse tipo de coisa. Não devemos aceitar as ofensas fantasiadas de brincadeiras, as criticas ao nosso cabelo natural. Não devemos nos render a isso. Somos donos de nossas vidas, seres humanos como todos os outros e merecemos muito respeito. Não merecemos e não admitimos injúrias raciais e muito menos piadinhas com a nossa pele que é tão linda e tão reluzente! 




Temos que mostrar ao mundo que somos seres humanos. Temos que mostrar que a cor da nossa pele não dá o direito a ninguém de nos ofender, de nos rebaixar, humilhar.

Devemos mostrar a todos que racistas não passarão!!!

Kelle Siqueira

Comentários

Postagens mais visitadas