QUERATINA
Quem tem o hábito de cuidar regulamente dos cabelos com certeza já ouviu sobre ela. A queratina é uma proteína sintetizada por muitos animais para formar diversas estruturas do corpo. Ela ajuda a formar as unhas e os cabelos.
O nosso cabelo já possui uma queratina natural. Porém com as agressões diárias que sofre (poeira, químicas, raio solar) ele acaba perdendo dia a dia essa proteína. Sendo assim é necessário que seja feita essa reposição regularmente. Recomenda-se que essa reposição seja realizada de 15 em 15 dias, intercalando o processo com a hidratação e a nutrição.
Pode ser encontrada na forma hidrolisada, vegetal e hidrogenada.
A queratina hidrolisada é a versão concentrada da queratina, que proporciona maior absorção dos fios, podendo ser encontrada na forma líquida ou em gel. Deve ser usada com moderação nos casos em que a fibra capilar esteja muito danificada, elástica.
A vegetal é produzida com aminoácidos animais extraídos de vegetais como a batata. Os benefícios são os mesmos, mas o que difere é que a vegetal não deixa os fios pesados, ao contrário da queratina animal que pode deixar a fibra enrijecida.
A hidrogenada é a forma mais comum usada na maioria dos cosméticos. É boa para uso de manutenção de tratamentos capilares.
Existem três tipos conhecidos de tratamentos que tem como base a queratina. São elas a Nanoqueratinização, Cauterização (ou Plástica Capilar) e reconstrução.
Cabelo após reconstrução. Vídeo abaixo.
A reconstrução é a mais utilizada nos cabelos crespos e cacheados. Ela deposita nos fios proteínas, queratina, aminoácidos e minerais, que são hidratantes essenciais para a es
trutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural dos fios. Ao contrário dos outros dois tratamentos não utiliza chapinha no processo.
trutura física dos cabelos, pois tratam as camadas externas dos fios e são responsáveis pelo brilho, maciez e pelo balanço natural dos fios. Ao contrário dos outros dois tratamentos não utiliza chapinha no processo.
A queratina não pode ser usada em excesso, pois pode provocar o chamado efeito rebote. Ou seja, quando há um excesso em seu uso há um enrijecimento desnecessário na fibra, podendo ocasionar ressecamento e quebra dos fios. Lembrando também que não deve ser aplicada diretamente ao couro cabeludo, pois pode provocar a descamação do mesmo.
Algumas dicas de como usar a queratina
1 - Aplicando diretamente nos fios
- Após lavar os cabelos com shampoo anti resíduo aplique a queratina líquida diretamente nos fios e deixe agir por 20 minutos utilizando uma touca de hidratação. Após esse tempo retire com água e aplica a máscara reconstrutora de sua preferência e deixe agir por mais 30 minutos utilizando também a touca. Enxague com água e passe o condicionador. Finalize como de costume.
- Misture uma ampola de queratina a cada duas colheres da sua máscara preferida. Deixe nos cabelos por pelo menos 30 minutos.
3 - Misturando à outros produtos de hidratação
- A queratina também pode ser combinada à óleos vegetais (óleo de coco e azeite extra virgem por exemplo), bepantol e ampolas de vitamina.
Se usada de maneira certa a queratina pode ser uma ótima aliada para se ter cabelos fortes, com brilho e super saudáveis. Analise seu cabelo e veja a melhor maneira de utilizar essa que pode ser uma maravilha.
Cuide bem dos seus cabelos! Ele agradece! 😍
Kelle Siqueira
Clique no vídeo abaixo e veja uma reconstrução com queratina líquida Fina Flor. Produto bom e barato!!!
Comentários
Postar um comentário