CHUVA X CABELO

O período chuvoso chegou com tudo e com ele a preocupação com os cabelos. Mas afinal, a água da chuva faz bem ou mal para os cabelos?

Bom, primeiro vamos tentar entender um pouquinho sobre a composição da água da chuva. Ela infelizmente não é pura, pois quando as gotinhas se formam, elas reúnem um pouco de tudo o que está na atmosfera ao redor. Assim, o coquetel chuvoso tem, além de água, partículas sólidas e gases que ficam em suspensão.

Nas grande metrópoles ainda contamos com a chuva ácida, que é composta de dióxido de enxofre, nitrogênio, ácido sulfúrico, ácido nítrico, entre outros corrosivos. De acordo com o site Super Interessante, qualquer chuva é ácida, pois a água (H2O) reage com o gás carbônico (CO2) resultante da respiração de humanos, animais e plantas, formando o ácido carbônico (H2CO3).

Diante dessa breve e resumida explicação podemos concluir que a chuva, mesmo sendo um fenômeno natural, pode não ser tão boa para os cabelos assim. Se pesquisarmos veremos imagens dos estragos que ela pode fazer em estátuas por exemplo. Agora imagina o que ela pode fazer com nossos fios.


Nos dias chuvosos já há inevitavelmente a incidência do frizz que incomoda a maioria das pessoas. Já em contato direto com a chuva pode haver o ressecamento dos fios devido aos componentes existentes na água.

Há quem diga que a chuva deixa os cabelos mais brilhosos e macios, o que pode ser ocasionado pela emoliência natural dos cabelos úmidos, sem relação com a composição da água. Basta o cabelo secar pra sentirmos o real efeito da água da chuva nos cabelos.
O ideal em dias chuvosos é sempre usar o guarda chuva para se evitar ao máximo o contato do cabelo com a água. Aposte também em uma boa hidratação e em uma boa nutrição para assim manter a saúde dos fios. 


Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!
















Comentários

Postagens mais visitadas