SAÚDE DOS CABELOS
Quando decidimos passar pela transição capilar e assumir o nosso cabelo natural pesquisamos sobre vários produtos, técnicas e tratamentos para que os fios fiquem sempre saudáveis.
Só que nem sempre conseguimos ter aquele cabelo lindo que tanto desejamos. Alimentação, estresse, condições climáticas. São vários os fatores que prejudicam a saúde dos cabelos.
Seguem alguns problemas que podemos ter com nossa cabeleira, assim como suas possíveis causas e dicas de como acabar com eles.
QUEBRA
A quebra dos cabelos pode ocorrer em qualquer parte, mas tem maior visibilidade quando ocorre na parte da frente. Pode se provocada por lavagem incorreta, exposição à altas temperaturas (secador) sem o uso de protetor térmico, escovas e pentes errados e elásticos muito apertados.
Para prevenir deve se primeiramente eliminar os hábitos nocivos. Ter cuidado ao lavar e secar os cabelos, usar protetor térmico, usar touca ou fronha de cetim para dormir são alguns exemplos de cuidados que devemos ter.
O tratamento vai depender de quão danificado o cabelo está, podendo ser hidratação, nutrição ou reconstrução. Se os fios estiverem muito quebradiços vale procurar um profissional que vai indicar o melhor método a ser utilizado.
QUEDA
Pode ser provocada por vários fatores. Calvície, alopécia, má alimentação, disfunção hormonal, estresse, amamentação, uso de produtos inadequados, infecções, consumo de alguns medicamentos e deficiência de ferro no organismo são algumas das causas.
Uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes conferem ao organismo diversos nutrientes, o que ajuda e muito a evitar a queda dos fios. Usar produtos adequados ao seu tipo de cabelo, não usar água quente, não dormir com os fios molhados, não lavar em excesso e não abusar do calor também ajudam a evitar esse transtorno.
Para tratar primeiramente é preciso conhecer a origem do problema. Procure um dermatologista que vai orientar qual é a causa e assim o melhor tratamento. Vale lembrar que é normal que o nosso cabelo perca de 50 a 100 fios diariamente.
RESSECAMENTO
Ocorre devido à pequena produção sebácea no couro cabeludo. Exposição ao sol, mar, piscina, água muito quente, tinturas, produtos inadequados e algumas doenças também são possíveis causas do ressecamento dos fios que provoca também o frizz e pontas duplas. Quando ressecado os fios ficam ásperos, frágeis, sem brilho e elétricos.
Nesse caso é necessário investir em uma hidratação tanto para tratar quanto para prevenir. Açúcar, mel, glicerina, bepantol, babosa, jaborandi, vitaminas A, B, C, D, leite de coco, chocolate, maisena, iogurte, água de coco e maionese são ótimos hidratantes e podem ser usados puros ou misturados aos cremes de hidratação.
Não podemos esquecer também que a saúde dos nossos cabelos depende de hábitos saudáveis que adotamos no nosso dia a dia.
Cuide-se!
Kelle Siqueira
Leia mais sobre cuidados com o cabelo crespo. Clique Aqui!
Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!
Comentários
Postar um comentário