ASSÉDIO NO AMBIENTE DE TRABALHO

1º de maio. Dia do trabalho, dia internacional do trabalho ou dia do trabalhador! Essa data é comemorada em vários países do mundo.  Teve início após uma onda de manifestações e conflitos violentos que se desencaderam a partir de uma greve geral.

Bom, mas o assunto hoje não é o dia do trabalhador e sim o assédio no ambiente de trabalho

O assédio praticado em ambiente de trabalho pode ser tanto moral quanto sexual. Em ambos os casos as consequências podem ser imensamente danosas para quem o sofre.

Há alguns dias testemunhamos o triste relato da figurinista Susllem Tonani sobre o assédio sexual que sofreu pelo ator José Mayer enquanto trabalhava na Rede Globo.

Infelizmente esse foi (eu creio) o caso de assédio no ambiente de trabalho mais famoso de que tivemos notícias. Sabemos que mesmo sendo pouco noticiado esse tipo de crime acontece muito, todos os dias, em diversos locais de trabalho mundo afora.

As mulheres são as maiores vitimas desse crime. Todos os dias milhares de mulheres são assediadas nos locais onde trabalham, mas infelizmente nem todas relatam o ocorrido. Na maioria das vezes as vítimas por motivos diversos, entre os mais comuns o medo e a vergonha, escondem esse fato tão triste e tão doloroso.

Os assédios podem ser disfarçados de brincadeiras, piadas e até de elogio. O agressor busca inferiorizar, amedrontar, menosprezar, difamar, ironizar, entre outras ações abusivas. 

Mas como agir em caso de assédio?

Caso seja vitima de assédio no ambiente de trabalho o mais importante é jamais se calar. Nunca se esqueça de que o culpado pelo assédio é e sempre será o agressor. 
Anote com detalhes todas as humilhações que sofrer. Procure apoio com seus colegas de trabalho e do sindicato que te representa pois podem ser ótimos orientadores. Evite conversar com o agressor sem que haja alguém por perto. Procure também apoio legal. Caso precise de ajuda psicológica para lhe dar com o problema não tenha vergonha de procura-la. Conte a seus amigos e familiares sobre o que está passando. Você não precisa passar por isso sozinho.


Jamais se culpe por sofrer um assédio, seja ele qual for. Lembre- se de que não está sozinho e que existem várias pessoas que podem te ajudar a superar e contornar esse problema.


Denuncie!

Kelle Siqueira

Comentários

Postagens mais visitadas