CABELO CRESPO E CACHEADO - SITUAÇÕES MAIS IRRITANTES
Ah, como é lindo o meu cabelo crespo! Tenho por ele um amor tão grande. Um carinho, um cuidado tão especial. Ele me representa, me acompanha, me define. "Oh cabelo, cabelo meu. Se você não fosse meu, eu não seria tão eu".
Assumir um cabelo natural tanto crespo quanto cacheado nos traz uma beleza e uma leveza talvez nunca experimentados antes. Nos traz uma confiança, uma força e um poder incrível. O nosso cabelo crespo e cacheado é carregado de beleza e personalidade. Porém esse ser espetacular continua sendo... cabelo!
Digo isso porque algumas pessoas parecem não entender. O nosso cabelo possui sim uma estrutura diferente, o que não é nada anormal. Afinal os cabelos lisos também possuem as suas estruturas. Considerando que nós negros representamos a maior parte da população posso dizer com certa segurança que nossos cabelos crespos e cacheados não são incomuns. Bom, pelo menos não deveriam ser, né?
Como sabemos passamos um longo período escravos da química capilar. Hoje nos libertamos e com isso despertamos a curiosidade de seres incrivelmente sem noção que acham que o nosso cabelo veio de outro planeta.
Por conta disso passamos por algumas situações as vezes até constrangedoras. Situações que nos fazem ter vontade de sair correndo só pra não ter que ouvir isso. O que nos sobra é a vontade de dar aquela senhora resposta tolerância zero. Acredito que muitos já passaram por isso. Eu já passei e ainda passo (infelizmente).
Então fiz uma lista das sete situações mais irritantes para um crespo ou cacheado. 😝
1- Cabelo crespo é cabelo ruim.
- Oi??? Por que o meu cabelo é ruim? Ele por acaso fez algo com você? Ele te pediu algo emprestado e não devolveu? Heeein? Colega, o meu cabelo não é ruim. O ruim é ter que conviver com pessoas ignorantes fantoches de um padrão que já está sendo derrubado. Não somos obrigados a abrir mão da nossa personalidade só porque algumas pessoas não gostam do nosso cabelo como ele é. Não é a toa que o cabelo é NOSSO, que cada um tem o seu, e sendo assim podemos fazer dele o que bem entendermos. Ainda bem que não somos obrigados a ser igual a todo mundo, né? Ufa... Que alívio!
2- Pegar no cabelo.
- Quer matar um crespo ou um cacheado de raiva e sentir o rancor nascer em seus olhos? Pegue no cabelo dele. Quando tocam no meu cabelo eu fico pensando em que momento da minha vida eu dei essa liberdade pra esse ser inconveniente. Nosso cabelo não é artigo de vitrine, não é um objeto que alguém pode simplesmente chegar e meter a mão. Me poupe do trabalho de te xingar. Não toque no meu cabelo.Obrigada. De nada.
3- Você também pode alisar e escovar o seu cabelo.
- E você pode calar a sua boca. Simplesmente não lembro de ter te perguntado nada. Sai!
4 - Gostava mais do seu cabelo antes
-E eu gostava muito quando você estava longe. Se a pessoa gostava mais do nosso cabelo como era antes é simples. Basta ela usar o cabelo dela como nós usávamos antes. Tão simples essa solução e de quebra ela não se mete na nossa vida e muito menos no modo como usamos o cabelo. Afff...
5- Dá mais trabalho do que quando você alisava, né?
- Sério? Como você sabe? Você fica comigo 24 horas por dia? Oh, eu não sabia. Criatura, o que você entende de cabelo crespo e cacheado mesmo? Quem diz isso não sabe nem a hora de calar a boca, muito menos o trabalho que o cabelo crespo e cacheado dá ou deixa de dar. Não deem ouvido pra isso. Qualquer trabalho no mundo vale ter um cabelo assim, natural e maravilhoso. E cá entre nós, ser artificial custa mais caro e faz a gente perder muito mais tempo. Né non?!
6 - O bom é que você nem precisa mais pentear cabelo, né?
- Afff... Sai daqui!
7 - Cabelos crespos e cacheados estão na moda. Quando essa modinha passar todo mundo alisa de novo.
- Parece que está na moda não ter senso, né? Desde quando assumir um cabelo natural e assim assumir uma identidade real é moda? O que alguns chamam de moda eu chamo de libertação e empoderamento. O bonito é ser você sem precisar se esconder atrás de máscaras, sem precisar interpretar um personagem no dia a dia. Isso sim é lindo. Vai lá tomar a sua dose de semancol. Vai!
É claro que passamos por inúmeras outras situações chatas e que nos dão uma preguiça profunda. Se eu fosse enumerar todas aqui eu ficaria até o Natal de 2025 escrevendo. Essas sete situações são as mais comuns. Com certeza você também já deve ter passado por isso e vai se identificar nem que seja com uma ou duas.
O importante é tentar (TENTAR) levar tudo com leveza e maturidade. Mas caso não seja possível já viu, né? Porque realmente nem sempre é. O melhor mesmo é sair de perto e ignorar.
Jamais se esqueça da beleza que existe em seus cabelos e o quanto ele te define e representa. A opinião alheia não importa quando se está em paz e confiante consigo mesmo.
Seja você sempre!
Comentários
Postar um comentário