CASAIS NEGROS

Hoje, dia 12/06, dia dos namorados. Declarações apaixonadas, fotos românticas, presentes carinhosos. Observando os casais não só nesse dia, mas também em todos os outros algo me chama a atenção. O número de casais negros que vejo por aí. Já ouvi muito ao longo da vida que muitas pessoas negras preferem se relacionar com pessoas brancas e presenciei isso por inúmeras vezes. Mas acredito que isso não seja uma regra.

Mas afinal, pessoas negras tem mesmo preferência de se relacionar com pessoas brancas?

Já ouvi muitos relatos de pessoas negras que preferem sim se relacionar com pessoas brancas. Já vi cada demonstração de preconceito. Uma pessoa que conheço (mas que graças a Deus nunca foi do meu convívio) sempre dizia que jamais namoraria "preto" pois a vida tinha que clarear e não escurecer. Sim, ela é negra. E ainda incentivava os irmãos com esse pensamento baixo, preconceituoso e medíocre. 

Muitas vezes as pessoas negras se relacionam com brancas puramente por questões sociais e também por não se reconhecerem como negras, o que é mais comum do que se imagina. Em sua maioria quando são bem sucedidos preferem se relacionar com pessoas brancas para assim se sentirem inteiramente incluídos no meio social que tanto almejam, encontrando nisso uma maneira de mostrar mais status. Casais de etnias diferentes costumam ser mais aceitos. Se soma a esses fatores a hiper sexualização da mulher negra, que sempre foi vista como subalterna pela sociedade. 




O relacionamento de pessoas negras passa por muitas questões sociais, geram curiosidades e criticas. Hoje se transformou em uma luta, porque também significa romper com os padrões e regras sociais. É um relacionamento diferente dos demais, afinal as pessoas negras se entendem, se completam, possuem a mesma luta, lutam pelo mesmo ideal e objetivo. 

Suportam juntas todo a crueldade que o preconceito pode trazer, vencem obstáculos, enfrentam o racismo. Nada melhor do que bater de frente com tudo isso armado de muito amor, carinho e compreensão. Aprendem no dia-a-dia que o amor e o respeito são as melhores armas para combater a crueldade de uma sociedade de valores invertidos.

E assim mostram para todos que o companheirismo pode destruir barreiras assustadoras e que sim, a união faz a força.

Kelle Siqueira

Receba Conteúdo Exclusivo

Conheça o Canal Kelle Siqueira no YouTube










Comentários

Postagens mais visitadas