CETIM
O universo do cabelo natural tem em seu currículo vários truques para manter os fios sempre saudáveis. Produtos, tratamentos e penteados fazem parte dessa lista. Para muitos dos procedimentos recorremos aos profissionais, mas a sua grande maioria damos o nosso jeito e fazemos em casa mesmo.
Uma das mais importantes dicas que recebemos é para a hora de dormir. Usar touca ou fronha de cetim é essencial para manter os fios livres de alguns transtornos. É certo que esses itens tiveram um aumento significativo de procura. Mas alguém já se perguntou sobre a origem e sobre o por que do cetim ser hoje tão queridinhos pelas crespas e cacheadas?
O cetim nasceu na China na idade média. Seu nome se origina de uma cidade portuária chinesa chamada Zaitum ou Tsenthung. Inicialmente o cetim era utilizado para cobrir móveis finos. Foi muito valorizado em roupas usadas pela realeza e pelo alto escalão da igreja católica. É um tecido considerado sofisticado e fino.
Hoje é bastante utilizado em várias peças, como roupas, lingeries, roupas de cama, entre outros. Possui vários tipos, que dependem da matéria utilizada em sua produção e da densidade. Isso faz também com que esse tecido tenha variados preços.
O uso de fronha ou touca de cetim é recomendado para manter a hidratação capilar, evitar o friz e também os temidos nós de fada (Clique Aqui!). Isso porque o tecido provoca menor atrito nos cabelos do que o algodão (que absorve a umidade dos fios), que é o tecido geralmente usado nas fronhas tradicionais. Também permite que as madeixas deslizem mais facilmente, fazendo com que elas amanheçam menos desarrumadas, facilitando assim o nosso day after. Na falta da touca ou fronha é válido também prender os cabelos com um lenço do mesmo tecido. Uma dica é amarrar formando uma touca.
Os crespos e cacheados são cabelos que pedem um pouco mais de carinho e cuidado. Isso porque perdem a hidratação com facilidade e tem dificuldades em receber a hidratação natural. Mas é claro que isso não o torna um cabelo mais difícil de ser tratado.
Com os tratamentos adequados e com atitudes como essa é possível manter o cabelo sempre maravidivo!
Kelle Siqueira
Leia mais sobre cuidados com o cabelo crespo. Clique Aqui!
Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!
Tem tempos que estou atrás de uma e não encontro. ☹️
ResponderExcluir