VENCER LUTAR VENCER


A todo momento somos desafiadas pela vida e ela nos obrigada sempre a lutar fortemente, mesmo quando não queremos. Viver é um grande desafio.Trabalhar, estudar, sonhar, realizar, enfrentar os preconceitos alheios e até os nossos, quebrar paradigmas, vencer padrões alheios. Todos os dias saímos em busca de um mundo e de uma vida melhor.
As mulheres travaram uma luta contra o machismo e buscam a todo segundo a igualdade que lhe é de direito. Afinal não somos menores por sermos mulheres, né?.  Mas e quando essa luta contra o machismo é somada à luta contra o racismo?
É essa a batalha que travamos todos os dias. Lutamos e sobrevivemos em um sociedade contaminada por um preconceito doentio e altamente prejudicial. Somos oprimidas a todo momento pela cor da nossa pele, pelo estilo do nosso cabelo, pelo contorno do nosso corpo, pela roupa que vestimos e claro pelo fato de sermos mulheres negras. Fato esse que deveria ser simples, comum. Mas se torna muito difícil diante a esse cenário caótico que estamos vivendo.

Mas se pensarmos bem a nossa luta diária vai muito além disso. Não somos mais fortes porque temos a pele preta. Somos mais fortes porque temos que ser. Afinal qualquer povo oprimido tem que se adaptar e precisa se fortalecer. 

E de opressão nós entendemos, pois sofremos desde o nosso nascimento e já aprendemos desde cedo a criar força e resistência para vencermos no dia-a-dia. 

Mitos em torno da mulher negra existem há séculos. Temos que ter bunda e seios fartos, cintura fina, força de herói de quadrinhos, temos que ter samba no pé, temos que ser quentes na cama e também fora dela e claro, temos que estar sempre disponíveis. 

TEMOS???  É difícil fazer toda uma sociedade doente enxergar que nós não existimos para corresponder ao padrão de gente racista e que não somos mais escravas de ninguém. Existimos para corresponder ao nosso padrão, para viver a nossa vida da maneira que melhor nos atende.

Podemos ser quem e o que temos vontade. Vestimos o que nos faz sentir bem, nosso cabelo é do jeito que desejamos e não como os outros acham que deve ser. Somos sim fortes, aprendemos a lutar, a resistir e não vamos baixar a guarda para ninguém, mesmo que tentem nos obrigar.

Já pensou se permitirmos o tempo inteiro que nos digam como devemos agir? Isso não é viver. Viver é ter liberdade. É poder ouvir o coração e os instintos livremente. Viver vai muito além de corresponder expectativas alheias. Quando escolhemos a liberdade no lugar da opressão tudo se torna mais claro e faz muito mais sentido. Infelizmente ainda temos que lutar por esse direito, mas não existe conquistas sem esforços. Se afaste de pessoas negativas que tentam te convencer de que o A é melhor quando no fundo você deseja o Z. 

Pessoas negativas que dizem te apoiar, que se dizem sua amiga, sempre vão tentar te menosprezar e desmerecer as suas lutas, cabe unicamente a você permitir ou não.

Conseguimos aos poucos nos libertar e mostrar a nossa maravilhosa e forte essência. Mostramos ao mundo que podemos sim ser tudo o que temos vontade. Temos nossos medos, nossos anseios e nossas inseguranças, mas não deixamos isso nos abater.

Colocamos a cabeça no travesseiro bem tranquilas com a certeza de que fizemos o nosso melhor. Se você não sente essa tranquilidade para e pense. O que pode ser melhorado? O que mais posso fazer por mim? Se coloque em primeiro lugar. Se o mundo quer bater de frente ele que venha. Vamos resistir e vencer sempre!

Não tenha dúvida da sua essência e jamais desmereça a sua luta e nem a luta das outras manas. Não deixe que te digam que você não é capaz disso e daquilo. Você só não é capaz se não desejar. Não seja um obstáculo para si, mas seja para quem tentar te derrubar. Não se auto sabote. Jamais faça algo para mostrar aos outros que você pode. Faça para mostrar a você mesmo, isso se tiver vontade.

Se una com as outras manas que possuem a mesma luta que a sua. É muito melhor se juntar do que se separar. Rivalidade não é sinal de força e muito menos de resistência.

Se olhe no espelho todos os dias e repare no quanto você é especial. Lute!!!

Kelle Siqueira

Receba Conteúdo Exclusivo. Clique Aqui!

Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!

Se inscreva no Canal Kelle Siqueira no YouTube. Clique Aqui!



Comentários

Postagens mais visitadas