SER NEGRA

Durante grande parte da nossa vida fomos induzidas a ser o que não éramos. Televisão, cinema, música, vitrines. Nunca fomos representadas em lugar nenhum. Nossos ídolos de infância eram brancos e era igual a eles que queríamos ser. Sandy, Milli, Xuxa, Angélica ou Paquita. Não importa se são brancas. Queríamos ser como elas. Ou pior, queríamos ser elas. 

Com o passar do tempo isso parecia ser algo impossível de mudar. Afinal éramos vistas como feias e aceitávamos isso. Não fazíamos parte do que chamavam de bonito ou de perfeito. Tentamos então nos encaixar. Cabelo liso, cirurgias plásticas, comportamentos da moda social.

Após esse longo período de repressão conseguimos enxergar uma luz no fim do mundo. Eis que foi levantada a bandeira do empoderamento. Passamos a assumir o cabelo natural. E o mais importante, nos assumimos negras.

Morena, parda, mulata. Nada disso hoje nos define. Na verdade nunca definiu, mas aceitávamos porque éramos cegas pra realidade. Era mais fácil aceitar do que bater de frente e lutar. Somos negras de corpo, alma, pele e coração. Batemos no peito e temos muito orgulho da nossa cor. Adoramos o nosso cabelo como ele é e reconhecemos a sua enorme beleza . Aquele medo bobo de não ser aceita vai dando espaço para o amor próprio. Afinal ninguém além de nós tem que nos aceitar.

O nosso brilho ilumina a todos os lugares pelo os quais passamos. Sim, temos um brilho que antes era apagado pelo preconceito e pelo racismo. Infelizmente eles ainda existem, mas não deixamos mais nos atingir como antes. Mostramos que somos mais fortes do que eles.

O passo mais importante para que o poder cresça em nós é esse: nos enxergar como realmente somos. Somo negras! Não venham com esses "adjetivos" que não nos definem e que não dizem nada sobre nossa essência. Temos o cabelo black sim. E ele cresce cada dia mais, assim como o nosso desejo de não nos esconder atrás de coisas falsas.

Se assumir negra para muitas pode ser difícil, principalmente pela pressão social. Namorado, "amigos", parentes. Em todo lugar vai ter alguém tentando nos convencer de que ser negra não é tão legal assim. Uma dica, se afaste desses seres. Afinal elas já deram claras evidências de que não merecem estar ao seu lado.

Ser negra não é legal. Ser negra é sensacional!

Kelle Siqueira

Leia mais sobre a mulher negra e os rótulos sociais. Clique Aqui!

Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!


Comentários

Postagens mais visitadas