NÓS DE FADA
Você finalmente tem algumas horas ou um dia de folga e se programa toda pra cuidar dos cabelos. Lava, trata, condiciona, desembaraça. Aí a noite vem e claro, você precisa dormir. No outro dia olha no espelho, pega no cabelo e sente que todo aquele trabalho do dia anterior foi praticamente por água abaixo. Você se depara com algumas bolinhas, aí observa detalhadamente e percebe que é um nó. 10 entre 10 que possuem o cabelo crespo e cacheado já passaram por isso.
Os nós de fada são bem conhecidos. Ele confere ao cabelo um aspecto de embolado. Geralmente não é muito percebido por terceiros, mas sempre que colocamos as mãos no cabelo sentimos a sua presença.
Esses nozinhos ocorrem devido ao atrito sofrido pelos cabelos em toalhas e fronhas por exemplo, que fazem com que os fios se enrolem entre si. Falta de cuidado adequado com os fios também pode facilitar a ocorrência dos nós.
Mas calma, os nós de fada podem ser evitados e tratados.
Então seguem algumas dicas para manter os seus fios longe desse tormento.
Use fronha de cetim
O atrito da fronha de tecido comum com os cabelos embola os fios e facilita a aparição dos nós.
Cuidado ao secar o cabelo
Não esfregue o cabelo na hora de secar e sim aperte a toalha nos fios. Outra dica importante é trocar a toalha comum por uma de microfibra, que ajuda a deixar os cabelos mais alinhados.
Umectação
Aposte na umectação principalmente com óleos vegetais, como o de coco, rícino ou azeite extra virgem. A umectação nutre e deixa os cabelos mais macios, o que dificulta a formação dos nós.
Desembaraçar
Desembarace os cabelos tanto na hora de condicionar quanto na hora de finalizar para evitar que os fios se embolem.
Mas e quando os nós já foram formados, o que fazer? Ás vezes até com as medidas preventivas é possível que eles apareçam, mesmo que em menores quantidades. Em todos os casos há solução para o cabelo ficar livre deles.
Fazemos de tudo para que o nosso cabelo cresça e não queremos nem ver tesoura pela frente. Mas tirar as pontas de tempos em tempos ajuda a além de evitar as pontas duplas eliminar também os nós já existentes. Por isso corte as pontas de três em três meses.
Desembaraçar
A dica já utilizada para evitar também serve para eliminar. Só tome cuidado para não arrebentar os fios. Desembarace com cuidado começando sempre de baixo para cima. Uma sugestão é utilizar borrifador para umedecer e passar nos cabelos um pouco de óleo e um pouco de creme. Facilita muito.
Não arranque
Arrancar os nós não vai ajudar em nada, pois mesmo arrancando o problema vai continuar. Além disso no momento em que você arranca também arrebenta os fios. Se faz isso PARE!
Mantenha sempre o seu cabelo bem tratado para que ele passe longe desse problema que tanto nos atormenta. Infelizmente os nós de fada são muito comuns. Mas não se desespere. Com os cuidados certos é possível ficar livre deles. Experimente!
Kelle Siqueira
Leia mais sobre cuidados com o cabelo crespo. Clique Aqui!
Leia mais sobre cuidados com o cabelo crespo. Clique Aqui!
Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!
Se inscreva no Canal Kelle Siqueira no YouTube. Clique Aqui!
Comentários
Postar um comentário