RIVALIDADE
Nas minhas voltas por grupos do facebook e outras redes que tratam do nosso empoderamento algo me chama muito a atenção, além da beleza óbvia de suas integrantes: A rivalidade!
Fico impressionada com a enorme disputa de ego que existe em nosso meio. Sim, fazemos parte de um meio de interesse coletivo. Temos o nosso nicho, nossa comunidade. Nos grupos (não em todos) percebo que há uma necessidade de destaque e disputa de algumas integrantes que impede que exista a união e força que são necessários para que a nossa luta seja vencida.
Pense bem. Já temos que lidar com o racismo, o preconceito, os rótulos e com os padrões que nos oprimem desde que nascemos. É mesmo necessário ter mais um ponto negativo em nossa jornada?
Nesse momento é importante deixar de lado o ego e pensar em coletividade. Não é a toa que nos chamamos de manas, né? Nos ajudamos, nos ouvimos. Somos capazes de entender a dor, as dificuldades, as lutas e as necessidades uma das outras.
Então por que não podemos nos unir? Vamos deixar de lado essa disputa boba que não vai nos levar a lugar algum. Temos que ter orgulho da nossa cor, do nosso cabelo, manter a nossa vaidade. Mas não podemos deixar a vaidade ser nociva a nossa causa.
Vamos nos ajudar. Juntas somos muito mais fortes. Oriente, troque experiências, ouça a outra. Isso vai ajudar a mana e vai te ajudar a crescer e a se fortalecer. O sentimento de coletividade nos permite ser mais fortes e mais seguras. Quando percebemos que temos companheiras que nos entendem nasce em nós uma força que as vezes estava escondida e a certeza de que não estamos sozinhas nessa luta.
O nosso poder vai muito além de cabelo alto e cor brilhante. O nosso poder também está na capacidade que temos de permanecer unidas e nos defender. Não deixe que o egocentrismo e a vaidade estrague esse momento histórico tão mágico, tão único pelo qual estamos passando.
Nos unemos!!!
Kelle Siqueira
Leia mais sobre empoderamento. Clique Aqui!
Curta a página Transmute no Facebook. Clique Aqui!
Comentários
Postar um comentário